quinta-feira, 14 de março de 2013

GT de Gênero, direitos humanos e cidadania no V SNCP da UFRGS




O Seminário Nacional de Ciência Política chega em 2013 à sua 5ª edição. O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ocorrerá no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, entre os dias 4 e 6 de junho. 

Envio de resumos: Entre 1º e 25 de março. PRAZO PRORROGADO PARA 1º DE ABRIL
Divulgação dos resumos selecionados: 5 de abril.
Envio dos trabalhos completos: Entre 6 de abril e 12 de maio.
Contato: vsncp@ufrgs.br 
Em 2013, a proposta central da organização do evento é discutir a construção da ciência política ma América Latina, a partir de seus legados e perspectivas de desenvolvimento. O debate é oportuno, dado a progressiva institucionalização da disciplina no país e oportuno no momento em que o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS completa 40 anos.
Serão realizados grupos de trabalho, mesas redondas e palestras, com a participação de professores, pesquisadores, servidores públicos e estudantes. O público alvo do Seminário são estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como pesquisadores vinculados às áreas de Ciência Política, Relações Internacionais, Políticas Públicas e áreas afins às dos grupos de trabalhos. Os estudantes de graduação contarão com um fórum específico, ao qual se aplicam as regras que forem publicadas no site oficial do evento. (Texto compilado de www.ufrgs.br/sncp).
EMENTA:
GT 08: Gênero, Direitos Humanos e Cidadania
Coordenação: Jussara Reis Prá (Doutora - UFRGS); Organizadoras: Cibele Cheron (Doutoranda - UFRGS);Terezinha Vergo (Doutoranda - UFRGS); Elena Schuck (Doutoranda - UFRGS); Kátia Azambuja (Mestranda -UNB).
O GT Gênero, Direitos Humanos e Cidadania propõe o debate sobre relações de gênero e as desigualdades sociais no marco dos estudos feministas e no contexto latino-americano. A noção de cidadania, como conceito polissêmico, abriga interpretações concernentes a dimensões históricas, jurídicas e políticas. Enquanto o conceito de direitos humanos abrange os direitos fundamentais de cidadãs e cidadãos, abarcando os direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais em suas interdependências. Privilegia-se a apresentação de trabalhos sobre a construção da equidade de gênero nas perspectivas feministas da cidadania e dos direitos humanos, tendo em vista suas intersecções com questões geracionais, étnico-raciais, geográficas ou de classe.  As contribuições podem tratar de um dos seguintes aspectos: cidadania feminina; direitos humanos das mulheres; justiça social; estereótipos e ideologias de gênero; sexismo, racismo e homofobia; gênero e religião; gênero e direito; trabalho e educação; metodologias feministas; políticas públicas, novas institucionalidades; novas tecnologias; violência de gênero; Lei Maria da Penha; participação e representação política feminina.

Nenhum comentário: